Janis Jolin: Lenda extravagante e inesquecível do Rock

7 06 2011

Janis Joplin nasceu dia 19 de janeiro de 1943 em Port Arthur, uma pequena cidade do Texas. Sempre foi uma criança tímida, porém muito inteligente e criativa, o que talvez causasse inveja nas pessoas.

Durante o colegial, se tornou alvo fácil de piadas dos “colegas” por não ser bonita e charmosa. Quando ingressou curso superior no Thomas Jefferson Higth, Janis começou a dar mais tempo á escola. Foi nessa época que ela percebeu seu potencial, começando a vender suas pinturas e a cantar. Em maio de 1960, Janis se formou.

Ainda em 1960, se mudou para Los Angeles e em 62 já estava de bem consigo mesma. Foi neste ano que começou a cantar em público e até mesmo fazer alguns comerciais. De noite, Janis trabalhava como Garçonete. Foi nessa época que começou a beber.

No verão de 1962, Janis se mudou para Austin, onde começou a cantar com Powell st. John e Lanny Wiggins, onde com eles formava uma banda chamada ” THE WALLER CREEK BOYS”, onde cantava Blues e Rock. Foi através disso, que começou  cantar em bares, tocar harpa e ás vezes algum acompanhamento. Neste momento, Janis começou a sofrer necessidades ainda maiores, e acabou se entregando as drogas.

No outono de 1964, Janis se viu dependente das drogas, que era uma maneira de ser aceita a sua volta. Com a abstinência, perdeu uma grande quantia de peso corporal e se tornou quase uma “vegetal”. Foi quando seus amigos ao ver essa situação, achou melhor ela retornar para a cidade natal dela, Port Arthur.

Em 1965, Janis retornou a sua residência e tentou se acostumar à situação que se encontrava, vestindo roupas legais, indo a lugares legais, tudo muito diferente da vida que levava antigamente em Los Angeles. Ela sofreu muito neste momento de sua vida, ficou deprimida na maior parte do tempo. Cantar seria sua única salvação dessa depressão.

Depois de alguns meses, Janis resolveu abandonar Texas e foi de encontro a São Francisco, onde se reuniu e começou a fazer parte da banda “Big Brother and the hoding company”. Nesta época, Janis produziu musicas cheias de energia, criatividade o que lhe trouxe abuso de drogas mais poderosas.

No final de 1966, Janis juntamente com o “Big Brother” receberam um contrato com uma pequena gravadora, onde chegaram a gravar um álbum, que não foi lançado até que eles se tomassem conhecidos nacionalmente. Por este motivo, não continuaram por muito tempo nesta gravadora.

Em 1967, após o festival de Monterey, eles conseguiram um empresário. Neste ano Janis estava feliz, pois tudo em sua vida estava dando certo. A banda estava gravando grandes performances e Janis não era mais aquela figura excluída de anos atrás, agora tinha uma imagem perfeita.

Em 1969, Janis conseguiu formar outra banda, porém perdeu o grande som que ela tinha com o “Big Brother”. Nesse tempo, seu abuso de heroína estava se tornando pesado demais.

No outono de 1969 ela lançou Kozmic Blues.

Em agosto de 1970, com apenas 27 anos de idade, Janis morreu de overdose de heroína, em Los Angeles – Califórnia. Foi cremada no cemitério Pq. Memorial de Wetwood Village, na cidade de Westwood, Califórnia. Suas cinzas foram espalhadas pelo oceano Pacífico em uma cerimônia.

Mas o mais importante foi que, com sua morte em 1970 suas músicas e lembranças foram reforçadas, fazendo com que ela seja uma “lenda extravagante e inesquecível do Rock no mundo”. Sua voz marcante fez a revolução no mundo, suas letras com temas de dor e perda fez com que as pessoas se sentissem acolhidas.

Portanto, Janis Joplin jamais cairá no esquecimento do público mundial.

Viva Janis!

 

Fontes:( www.google.com.br )


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: