Renato Russo: O trovador Solitário.

6 09 2007

200_renatorusso.jpg

Quem diria que as musicas desse legionário seriam sucesso no mundo inteiro,inclusive após 11 anos de sua morte?

 

 Era de se esperar.As músicas do grupo Legião Urbana, no qual ele pertencia, diz ao público o que eles gostam de ouvir.Letras de “Faroeste Caboclo”, “Eduardo e Mônica” “quem inventou o amor”, “será”, enfim entre outras, levam os jovens à loucura por dizer, de uma forma bastante clara, sobre a realidade e o verdadeiro amor.

 

Ao todo, o Grupo Legião Urbana compôs 8 cds:

“Legião Urbana” 1984 – Cd promovido depois da banda fazer um show no Circo voador, no rio.Renato Rocha foi chamado para tocar baixo nessa época, já que Renato Russo tinha cortado os pulsos (Crise de querer ser um artista plástico).Logo após sua recuperação, o disco foi lançado.

 

“Dois” 1986 – Neste Cd, eles não falam mal das pessoas que poluem os mares ou das guerras, falam do universo e da experiência individual de cada um.

 

“Que país é este” 1987 – Álbum que reúne músicas feitas desde 1978 (algumas da antiga banda de Renato Russo “aborto elétrico”).

 

“As quatro estações” 1989 – O Disco fala do espiritual e da religiosidade das pessoas.Feito também para marcar sua homossexualidade, como mostra a musica “Meninos e Meninas”.

 

“V” 1991 – Disco considerado mais depressivo por questão de Renato, durante seu tratamento contra o alcoolismo, descobrir que era soro positivo.Músicas totalmente lindas dizendo que o mundo é uma droga.

 

“Música para acampamento” 1992 – As melhores musicas feitas até agora,divididas em 2 cds.

 

“O descobrimento do Brasil” 1993 – Neste cd as músicas são tristes e alegres, e oscilam encontros e despedidas. Ele é um álbum considerado de fortes notas de esperança, mas cheio de tristeza e saudosismo.

“Tempestade” 1996 – Ultimo disco antes de Renato falecer.Tem influências do Stonewal e do Equilíbrio Distante em algumas coisas, mas eles já haviam feito isso anteriormente.São 15 músicas.Era para ser um disco duplo, mais a gravadora recusou-se a fazer.No álbum há um certo discurso de despedida, que Renato faz na faixa “Música Ambiente”: “… e quando eu for embora, não, não chore por mim…”.Esse cd realmente esgotou e tirou toda a energia de Renato. Renato Russo fez também 2 cds solos, um Italiano (equilíbrio Distante),e um inglês (The Stonewall Celebration Concert).Ambos são cds com letras homossexuais, porém são muito românticos.Vale a pena escutar cada trecho, de cada cd de Renato Russo.Se quiserem saber um pouco mais sobre cada disco, e cada música, existem vários vídeos na internet e muitos livros, falando desse “trovador solitário”. Aliás, sabe porque “Trovador Solitário?” Esse apelido nasceu depois de Renato brigar com sua antiga banda “Aborto elétrico” porque ele apontou que no grupo, ninguém lhe dava valor.Então, ficava tocando músicas só com o violão para abrir os shows.Foi nessa época que ele compôs Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo.Depois ele se cansou de tocar sozinho, e resolveu formar a banda Legião Urbana, junto com o Bonfá. 


Ações

Information

3 responses

30 10 2007
rafaella

mó legal…
amo o renato, vivo intensivamente as músicas cantadas por ele…
paranbéns o relatório flando sobre os CDs é bem legal..
=]

11 03 2008
luis mario

curto muito legião, renato pra é um genio e não tem pra ele
e gostei muito do relatorio parabens

21 11 2009
agnaldo

Legião Urbana,,,a melhor banda do planeta sem exagero enh!!! com certeza merece ser lembrada!!!e todo lançamento deles com certezzza vo compra mesmo que custe caro!!!por que o que é bom é bom

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: